14/01/2014 às 17:55 - Atualizado em 18/02/2016 às 21:06

Presidente do Sistema Fecomércio Debate Mostra Cariri

Um público de empresários, artistas, prefeitos e diversos gestores municipais de todo o Cariri esteve presente, na tarde da última quarta-feira, dia 4, na Unidade do Sesc Crato, com o objetivo de conhecer informações acerca dos princípios que nortearam a evolução da Mostra SESC Cariri de Culturas, nos últimos 15 anos, e participar do pré-lançamento da edição de 2014.

O presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, abriu a apresentação ressaltando que já faz parte da concepção da Mostra analisar, de forma permanente os resultados e objetivos, rediscutindo, redirecionando e principalmente buscando consolidar o que foi pensado, no Crato, ainda em 1999. “Quando eu tive a oportunidade de abrir a primeira Mostra, ainda na garagem do Sesc, diante de uma multidão, sonhei como que viria a ser esse evento e projetei o que poderia vir a ser o Sesc, em 15 ou 20 anos. Percebi o desafio de tornar o Sesc uma instituição mais próxima da sociedade e promover a cultura, com apresentações artísticas, não só dentro das unidades, mas nas praças públicas e em outros espaços, integrando e permeando o dia a dia das pessoas. A partir dai, nós temos construído essas ações em conjunto, com as equipes e com diversos parceiros e temos observado um grande avanço nesses resultados”, declarou.

Outro ponto da reunião abordou a edição da Mostra de 2014. “Iremos compartilhar ideias com as prefeituras de toda a região do Cariri, buscando obter alternativas e sugestões. Minha expectativa é de que teremos a melhor e mais ampla Mostra Sesc Cariri de Culturas de todos os tempos”, ressaltou. As Prefeituras que desejarem participar da Mostra Sesc deverão fazer credenciamento. “É necessário que as Prefeituras interessadas em participar atendam aos princípios da Mostra, cedendo espaços públicos que propiciem a formação de plateia e oferecendo espetáculos de forma gratuita”, concluiu.

Sobre a Mostra Sesc Cariri de Culturas

O Serviço Social do Comércio – Sesc realizou, de 8 a 13 de novembro, a XV Mostra Sesc Cariri de Culturas, trazendo diversas atrações artísticas de todo o Brasil para o Sul do Ceará, contemplando 27 municípios do Cariri. Este ano, foram 21 apresentações de música, 103 apresentações em artes cênicas, 16 trabalhos em artes visuais, 31 exibições audiovisuais, 11 trabalhos em literatura e 134 apresentações de grupos de tradições populares, além de oficinas, seminários e debates.

Para compor a programação deste ano, os trabalhos foram inscritos através de edital e selecionados por um grupo de curadores. Ao todo, foram 1.104 projetos oriundos das cinco regiões brasileiras, representando 23 estados e um aumento de quase 40% no número de inscritos.

A Mostra também fortalece outras áreas, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região. Desde 1999, quando a Mostra Sesc Cariri de Culturas foi realizada pela primeira vez, os índices que mostram o crescimento econômico da região não param de crescer. Em pesquisa realizada em 2012, com cerca de 800 pessoas (entre artistas, empresários, moradores e turistas), dados significativos foram obtidos: 45% dos entrevistados afirmaram permanecer na região por mais de uma semana. Destes, 61% estimavam gastos superiores a R$ 200. 64% dos avaliados ficaram hospedados em hotéis ou pousadas da região.

 

Fonte: Fecomércio

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Pacajus

  • Endereço:
    Rua Epifânia Nogueira, 418 - Centro
  • CEP: 62870-000
  • Processo: 286
  • Telefone(s):(85) 3270-4251
  • Email contato: claudiabrilhante8@gmail.com
  • Presidente:
    CLAUDIA MARIA MENESES BRILHANTE MAIA